Notícias: PROJETO ECO 2016 – LIGADA NO ESPORTE

 

Introdução

Os Jogos Olímpicos são o maior evento esportivo mundial, com a confraternização de atletas das mais variadas modalidades esportivas e de todos os Continentes do Mundo. Mais que um evento com competições simultâneas de diversos esportes, os Jogos Olímpicos representam a união de atletas, propagando um ideal.

O Olimpismo, termo utilizado para designar o conjunto de valores olímpicos, tem por principal finalidade a promoção do entendimento internacional e o correto ensinamento do conceito de liberdade para a juventude, criando condições para a coexistência social. O Olimpismo utiliza o esporte como ferramenta pedagógica para a construção e fortalecimento de valores, visando à construção de um homem melhor e uma sociedade mais justa.

O Olimpismo está embasado em três valores fundamentais: excelência, amizade e respeito.

Excelência: dar o melhor de si, no campo de jogo, na escola e em casa. Significa fazer o melhor não apenas para vencer, mas para participar sempre. Ter objetivos e crescer junto com eles.
Amizade: entender que todos – da turma, da escola, do país e do mundo – podem ser amigos e que as diferenças (econômicas, raciais, religiosas) não têm importância e devem ficar para trás.
Respeito: por si mesmo, pelo outro, pelas regras, pelo meio ambiente. Respeitar o fair play (jogo limpo) e lutar contra a utilização de doping no esporte. 

 

 

Metodologia
Apresentar algumas modalidades que fazem parte das Olimpíadas Rio 2016 através de jogos e brincadeiras envolvendo componentes da aptidão física e motora como: coordenação, equilíbrio estático, dinâmico e recuperado, lateralidade, velocidade, agilidade e potência.

 

 

Objetivo
· Conhecimento das modalidades Olímpicas.
· Desenvolvimento das aptidões físicas e motora.
· Inserir no cotidiano dos alunos os valores que o “Olimpismo” prega.